Conheça os protagonistas das negociações da COP30

Sinalização fora do Parque da Cidade, principal local da cúpula COP30, em Belém, no Pará, Brasil, em 7 de novembro de 2025.Fotógrafo: Dado Galdeiri/Bloomberg

Delegados de quase 200 países se reúnem na cidade amazônica de Belém, no Pará, para a conferência do clima COP30 das Nações Unidas, que vai até 21 de novembro.

O processo da COP garante a todos os países, desde os menores estados insulares até as superpotências, um voto igualitário e permite que qualquer um deles vete propostas. Mas isso não significa que todos tenham a mesma influência. Diplomatas experientes nas questões do clima, especialmente aqueles de países ou blocos-chave, podem estimular o ímpeto e construir coalizões em torno de resultados favoráveis.